Professores em greve reúnem-se com a OAB para denunciar ataques do governo

13/05/2019

Após reivindicação dos professores em greve, foi realizada na última quarta (8), uma reunião na sede da Organização dos Advogados do Brasil (OAB), em Salvador, para discutir a crise nas universidades estaduais da Bahia. O encontro contou com a participação de representantes da Comissão Estadual de Orçamentos e Finanças Públicas da OAB, das quatro Associações Docentes e do Andes-SN (Regional Nordeste III).

O Movimento Docente relatou aos membros da Comissão as ofensivas à autonomia universitária e à carreira, além das questões sobre os confiscos orçamentários que têm sido feitos deliberadamente pelo governo do Estado.

Os representantes da OAB mostraram-se surpresos com os ataques que a categoria e as universidades vêm enfrentando e comprometeram-se em estudar a situação. Os membros da ordem criaram a Comissão em Defesa da Autonomia Universitária. Para Gean Santana, membro do Comando de Greve dos professores da Uefs presente à reunião, o diálogo deve trazer resultados positivos para o movimento com medidas legais para barrar os desmandos do Governo Rui Costa.

O Movimento Docente vai encaminhar ao órgão nos próximos dias os dados referentes ao orçamento aprovado e executado pelo Governo do Estado desde 2015, para que seja feita uma análise sobre a execução legal dos recursos. A partir da análise da documentação apresentada pela categoria, a OAB vai estudar como pode intervir para assegurar que o repasse seja feito de forma integral. 

Leia Também