Professores dialogam com a comunidade em ato público no Terminal Central

07/05/2019

Após a participação no ato unificado com diversas categorias contra a Reforma da Previdência, o Movimento Docente foi às ruas mais uma vez conversar com a comunidade feirense sobre a greve. Na manifestação, ocorrida no Terminal Central, no Centro de Feira de Santana, na tarde da última quinta-feira (2), houve panfletagem.

Na ocasião os professores aproveitaram para conversar com a comunidade sobre os serviços prestados pela Uefs que estão ameaçados pelo contingenciamento orçamentário nas universidades estaduais. Somente em 2018, os Projetos de Extensão beneficiaram mais de 700 mil pessoas com serviços essenciais em maioria gratuitos.

Durante o ato, a diretora da Adufs, Marilene Lopes, enfatizou a importância da universidade, destacando que esta é uma luta que deve ser travada por toda a população feirense, já que a crise financeira na instituição interfere diretamente no patrimônio local e de toda a Bahia.

Entre os programas que se destacam em serviços prestados em Feira de Santana há o Programa de Estudos Parasitológicos na Microrregião de Feira de Santana, que entre outras ações, identifica enteroparasitos, estima a prevalência de anemia e taxas de colesterol, triglicérides e glicose na população dos bairros ou áreas selecionadas do município de Feira. Atividades como estas tem ofertado à população serviços humanizados que preservam a saúde e ampliam a qualidade de vida em espaços onde o poder municipal nem sempre é eficiente, logo estas ações se tornam essenciais.

As atividades de mobilização dos docentes da Uefs seguem ampliando a força do movimento na busca por resultados efetivos nas negociações com o governo, que até o momento não apresentou nenhuma proposta concreta. Enquanto o Movimento Docente busca o diálogo com a comunidade interna e externa, mostrando os prejuízos não apenas às condições de trabalho, mas, principalmente, à universidade, o governo segue declarando inverdades, com ataques e descaso com a categoria e toda a população baiana.

Leia Também