Professores das universidades estaduais realizarão ato público no dia 25 de abril

19/04/2019

Com a crescente mobilização da greve, centenas de professoras/es, estudantes e servidores técnicos ocuparão o Campo Grande, em Salvador, na próxima quinta-feira (25), pela defesa das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e dos direitos trabalhistas. O protesto, convocado pelo Fórum das ADs, reunirá a comunidade acadêmica da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. A concentração será em frente ao Teatro Castro Alves, a partir das 14h.

A ação será mais uma iniciativa dos comandos de greve docente e estudantis para dialogar com a população baiana sobre a grave situação das universidades. Visa também sensibilizar, mais uma vez, o governador Rui Costa (PT) para as negociações. Atualmente, na avaliação do movimento, o Governo do Estado pouco avançou em termos de propostas sobre o pleito da categoria.

Na última reunião, entre representantes do governo e as representações docentes, foi apresentada pelo governo a possibilidade de liberação de promoções e progressões através de um Projeto de Lei (PL). O PL em questão é uma proposta de remanejamento de vagas sem ampliação e desvinculação de vaga/classe. Dessa forma, segundo os próprios representantes do governo, a proposta ainda não atende ao número total de filas na Uesb e Uneb. Embora tenha sinalizado a possibilidade de discussão sobre as demandas de regime de trabalho, o governo ainda não apresentou nenhuma proposta concreta em relação ao tema.

Sobre os demais itens da pauta de reivindicações, o movimento docente aguarda posição do governo. Até o momento, o mesmo recusa-se a discutir reajuste salarial e ampliação do orçamento das universidades. Rui Costa se comprometeu somente com a liberação dos R$ 36 milhões contingenciados, que não alcançam nem 50% do valor não repassado às instituições no ano passado. Além disso, esse recurso é destinado apenas para obras e equipamentos e não atende ao pleito do movimento, que luta por verbas para as rubricas de manutenção e custeio das universidades. O Fórum das ADs encaminhou solicitação para uma reunião na próxima segunda (22) mas, até o momento, não houve resposta dos representantes do governo.

Conforme o acordado com o movimento estudantil, o Fórum das ADs também apresentou, no dia 16 de abri, a demanda estudantil. Os alunos reivindicam uma reunião com o governo para debate da pauta discente. Os representantes do Estado afirmaram que agendariam uma data, porém não há notícias desse agendamento. Leia mais sobre a reunião com o governo.

Assim, o Fórum das ADs convoca toda a comunidade acadêmica e sociedade baiana a se somarem à luta no próximo dia 25 de Abril. Ônibus de várias regiões do estado trarão à capital manifestantes das universidades do interior. Interessados em participar, deverão entrar em contato com as respectivas sessões sindicais docentes das universidades até o dia 24 de abril.

Participe do ato público e fortaleça a greve!

Leia Também