Professores da Uefs dialogam com a população sobre a greve

18/04/2019

Nesta quinta-feira (18), os professores da Uefs realizaram um ato público com panfletagem no Centro de Abastecimento, em Feira de Santana, com o objetivo de explicar à comunidade o porquê da greve. Na ocasião, a categoria falou sobre o andamento das atividades de mobilização e sobre as negociações com o Governo. Também houve panfletagem.

Os professores têm alertado sobre os riscos que a universidade sofre de perder serviços essenciais para a população, caso o contingenciamento no orçamento continue. Atualmente são mais de 150 projetos de extensão que oferecem serviços em diversas áreas de atuação, como é o caso do Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati). O Uati oferece oficinas para cerca de 900 pessoas com idade a partir de 50 anos e tem por objetivo melhorar a saúde e aumentar a qualidade de vida das pessoas que já se inseriram neste ciclo vital através de atividades como hidroginástica, yoga e pilates.

É válido destacar que a melhoria nas condições de trabalho e estudo é determinante para a manutenção da qualidade das atividades promovidas pelos membros da instituição. Por isso, é fundamental informar à população sobre o modelo de educação que o Governo do Estado tem colocado em prática nas universidades estaduais e os prejuízos acarretados por ele. “As universidades pertencem à população. É preciso garantir que elas continuem funcionando para que os trabalhadores e suas famílias possam frequentá-las”, disse o professor Adroaldo Oliveira.

O movimento grevista tem se colocado à disposição para dialogar com a comunidade externa. É importante destacar, nesse sentido, que entre outras ações da categoria a campanha de mídia veiculada pela Adufs já vinha sinalizando para a necessidade de radicalização do movimento diante dos constantes ataques que os professores vinham sofrendo. Logo, a reação de surpresa com a greve supostamente apresentada pelo Governo não condiz com uma realidade de descaso, falta de negociação e omissão, imposta pelo governador Rui Costa.  

Veja fotos da mobilização no Facebook da Adufs.

Leia Também