Etapa preparatória ao ENE começará no próximo sábado (30)

25/03/2019

Representantes de diversas entidades, sindicatos e movimentos sociais estarão reunidos na Uefs, a partir do próximo sábado (30), para participar da fase preparatória ao III Encontro Nacional da Educação (III ENE). As inscrições, gratuitas, foram prorrogadas até esta segunda-feira (25). Quem quiser participar deve preencher o formulário de inscrição, disponível no Facebook do evento. O evento, que é coordenado pelo Comitê Estadual em Defesa da Educação/Bahia, segue até domingo (31).

A abertura será às 9h. Em seguida, ocorrerá a conferência sobre o tema “Somente a Luta Muda a Vida: por um projeto classista e democrático de educação”. Eurelino Coelho, docente da Uefs, será o debatedor. No dia seguinte (31), haverá mesas temáticas simultâneas sobre “Financiamento da educação: os limites das políticas públicas” e “Projetos antagônicos da sociedade: educação, espaços de liberdades, autonomia e democracia”. A previsão é que as atividades se encerrem às 13h30 de 31 de março, com a plenária final de encaminhamento das propostas discutidas nos dois dias do encontro. Veja a programação

As discussões da etapa preparatória baseiam-se nos eixos temáticos definidos pela Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep). São eles: Conhecimento, Currículo e Avaliação; Financiamento da Educação; Formação de trabalhadores da educação; Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais; Gestão/Organização do Trabalho Escolar; Organização da Classe Trabalhadora; Trabalho na Educação e Condições de Estudo; e Universalização da Educação, Acesso e Permanência. Este mês, considerando-se os casos de perseguição os professores e ao trabalho docente, o Conedep inseriu no III ENE o tema “Democracia, autonomia no espaço educacional e liberdade de cátedra/ensinar”.

Espaço infantil
Este ano, o Comitê Estadual baiano garantirá espaços de convivência infantil para facilitar a participação dos responsáveis pelas crianças nos debates. Também será disponibilizada a estrutura da Uefs para o alojamento dos presentes. Aqueles que necessitarem do espaço infantil e do alojamento devem informar através do formulário de inscrição. Quem for se alojar na Uefs deve levar colchão, roupa de cama e de banho. Ainda será oferecido um espaço para a instalação de barracas.

Na etapa preparatória ao III ENE não serão disponibilizados materiais descartáveis. A orientação do Comitê é que os participantes compareçam à Uefs munidos dos próprios utensílios. A proposta é estimular o uso consciente de descartáveis e práticas responsáveis com o meio ambiente.

As discussões da etapa baiana serão encaminhadas ao III ENE, marcado para acontecer de 12 a 14 de abril, na Universidade de Brasília (UNB), capital federal. O tema é “Por um Projeto Classista e Democrático de Educação". 

Leia Também