Servidores reclamam de não receber valor subtraído do contracheque

25/03/2019

O valor subtraído do salário no mês de fevereiro deveria retornar aos servidores no dia 13 de março, conforme compromisso assumido pela Secretaria da Administração (Saeb). No entanto, trabalhadores da Uefs reclamam de não terem recebido o que lhes é devido. O inconveniente foi causado por conta da implantação do novo sistema de gestão de Recursos Humanos do Estado (RH Bahia), que gerou prejuízos financeiros aos servidores nos dois primeiros meses deste ano.

O pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Uefs (PGDP), José Renato Sena, informou que a Saeb efetuou, nos dias 13 e 16 de março, o pagamento das folhas suplementares referentes ao mês de fevereiro. No entanto, o setor da universidade ainda não teve acesso ao relatório dos pagamentos referentes ao segundo dia (16), para verificação.

Jozelito Viana de Souza, professor lotado no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Uefs (Dcis), integra o conjunto dos que não foram ressarcidos pela redução no salário. O docente verificou que, no contracheque do último mês, houve redução de quase 50% do valor a ser pago por tempo de serviço.

Breve histórico
A implantação do novo sistema de gestão de Recursos Humanos do Estado gerou problemas para os servidores, a exemplo de erro nos cálculos da contribuição previdenciária, do auxílio-alimentação, do imposto de renda e das férias. Em alguns casos, não houve nem o pagamento do salário.

O inconveniente aconteceu nos dois primeiros meses do ano. Tanto em janeiro, quanto em fevereiro, a Saeb se comprometeu em fazer uma folha suplementar para corrigir os problemas. A situação, no entanto, ainda não foi totalmente solucionada.

A diretoria da Adufs reforça que a universidade é uma autarquia com autonomia administrativa e que cabe à reitoria de cada uma das quatro instituições estaduais questionar a obrigatoriedade em aderir aos sistemas de gestão que as afrontam. Além disso, os diretores continuam acompanhando o caso e disponibilizam a assessoria jurídica da Adufs aos professores para o suporte necessário. 

Leia mais.  

Leia Também