Em assembleia, docentes avaliarão o estado de greve

19/03/2019

A diretoria da Adufs convoca assembleia para esta quinta-feira (21), às 16h30, no Auditório 3, Módulo IV da Uefs. A categoria irá avaliar a intensificação das mobilizações e a aprovação do estado de greve. A pauta foi encaminhada pelo Fórum das ADs para as quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), diante do recrudescimento dos ataques do governo Rui Costa às instituições e do descaso deste às insistentes cobranças da categoria para negociar a pauta 2019.

Fazem parte dos ataques do governo o arrocho salarial, contingenciamentos orçamentários, a aprovação da lei 14.039/2018, que muda o Estatuto do Magistério Superior e ataca o regime Dedicação Exclusiva, a demora para garantir as promoções, progressões e a mudança de regime de trabalho, o sucateamento do Planserv, o aumento da alíquota previdenciária, o RH Bahia, entre outros.

O governo não negocia com a categoria desde a vitoriosa greve de 2015. Entre 2017 e 2018, a pauta de reivindicações do movimento docente foi protocolada pelo menos cinco vezes nas diversas secretarias do governo. Paralisações e atos também vêm sendo realizados, na tentativa de forçar o governo a receber a categoria.

Leia mais na matéria do Fórum das ADs. 

Leia Também