Professores da Uefs fazem campanha de mídia para denunciar os ataques do governo Rui Costa

18/03/2019

A insuficiência dos recursos orçamentários destinados à Uefs e as artimanhas usadas pelo governo Rui Costa para acabar com os direitos dos professores serão eixos da campanha de mídia da categoria. A campanha, aprovada em assembleia, é coordenada pela Comissão de Mobilização dos docentes da universidade. Algumas das peças já estão sendo divulgadas.

Spot de rádio, vídeos, outdoors, faixas, memes, cartazes, panfleto, abanadores, arquivos para compartilhamento das informações via redes sociais e através do WhatsApp fazem parte da campanha. Nestas peças, além do contingenciamento orçamentário imposto pelo governo Rui Costa à Uefs, a categoria denunciará o congelamento nos salários, os ataques à aposentadoria, à dedicação exclusiva e ao Estatuto do Magistério Superior, entre outros. A redução do repasse financeiro do Executivo para o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) de 4% para 2% também será pauta da campanha.

Além de expor os desmandos contra a educação pública superior e mobilizar ainda mais a categoria, a campanha também tem o objetivo de alertar a população para os graves problemas impostos pelo governo estadual à Uefs e convidá-la a defender este importante patrimônio do povo baiano, que aos 43 anos de existência possui reconhecimento nacional e internacional.

“A população precisa saber que o governo tem tratado a Uefs com total descaso e que se o problema enfrentado pela instituição continuar a ser ignorado, corremos o risco de terem reduzidas ou suspensas algumas das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O filho do trabalhador precisa da educação pública de qualidade”, disse André Uzêda, diretor da Adufs, acrescentando que o sucateamento do ensino público superior segue nas demais universidades estaduais baianas.  

Leia Também