Fórum das ADs indica aprovação do estado de greve ainda no mês de março

14/03/2019

Numa ampla reunião ocorrida em Vitória da Conquista (BA), na terça-feira (12), o Fórum das ADs discutiu a construção da greve. Foi indicado que as assembleias docentes da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc aprovem o Estado de Greve. Com esse encaminhamento, as quatro universidades ficam a um passo para a deflagração do movimento paredista. Na Uesc, como já estava agendada, a assembleia docente ocorrida quarta-feira (13) já aprovou o estado de greve. O encaminhamento do Fórum é que nas demais universidades as assembleias ocorram na semana vem. Na Uneb, Uefs e Uesb o espaço acontecerá concomitantemente no próximo dia 21 (quinta-feira).

Motivos para a greve
O motivo para a radicalização é a inflexibilidade do governo Rui Costa para o diálogo e a sua crescente ofensiva contra as universidades estaduais, o Estatuto do Magistério Superior e a carreira docente. As direções das ADs deram o retorno da indignação da categoria, expressa nas assembleias docentes já ocorridas. Foi unânime o repasse sobre a disposição dos (as) professores (as) em construir a greve.

Entre os principais pontos de indignação estão o arrocho salarial, contingenciamentos orçamentários e a aprovação da lei 14.039/2018, que muda o Estatuto do Magistério Superior atacando o regime de Dedicação Exclusiva e a pesquisa e extensão das universidades (leia mais). Além desses, há também as filas de promoções, progressões e mudança de regime de trabalho, o sucateamento do Planserv, o aumento da alíquota previdenciária, o RH Bahia e questões internas, como a autonomia universitária. Recentemente, ainda, o governador encaminhou mais um projeto de lei com proposições de novas mudanças no Estatuto do Magistério Superior (saiba mais).

Desde a forte e vitoriosa greve de 2015 que o governador Rui Costa não negocia com o movimento docente. Apenas entre o período de 2017 e 2018, a pauta de reivindicações do movimento docente foi protocolada pelo menos cinco vezes nas diversas secretarias desse governo, além das diversas paralisações e atos realizados no período. Leia a pauta 2019 na íntegra.

Campanha de mobilização interna
Para ampliar as informações e fortalecer a mobilização interna, a reunião aprovou uma campanha do Fórum das ADs nas redes sociais (whatsapp, facebook e instagram) sobre os recentes ataques promovidos pelo governo estadual. Os materiais abordarão a precarização da carreira docente e das universidades estaduais com veiculação prevista ainda no mês de março.

Ante a urgência da pauta da greve, a reunião do Fórum das ADs adiou o Seminário de Formação Política, com nova data a ser definida. A próxima reunião do Fórum ocorrerá em caráter extraordinário no dia 29 de março, a partir das 9h, na Adufs (Feira de Santana). Um dos pontos de pauta já definido para a próxima discussão é o calendário da greve.

Fonte: Ascom Fórum das ADs. 

Leia Também