Professores das Ueba param dias 24 de outubro e 22 de novembro

15/10/2012

A reunião do Fórum das ADs considerou o Dia Estadual de Luta, em 9 de outubro, significativo para o fortalecimento da mobilização do movimento docente e importante meio de pressão para que o governo receba a categoria e discuta a pauta de reivindicações de 2012.

O encontro aconteceu na última quinta-feira (11), na Adusb.  Em todas as quatro Ueba houve manifestações e assembléias, nas quais foi aprovado, com poucas alterações, o calendário de mobilização indicado pelo Fórum das ADs.

Um dos indicadores da repercussão positiva, além da participação efetiva dos docentes nas atividades do dia 9 de outubro, foi a cobertura da imprensa, gerando inclusive uma "resposta" do governo.

De maneira unificada, foi aprovado que nos dias 24 de outubro e 22 de novembro, os docentes paralisarão as atividades acadêmicas. Na primeira mobilização, cada AD fará uma manifestação, sendo que a Adufs promoverá um Ato Público no centro de Feira de Santana. na segunda, todas participarão de Ato Público em frente à Governadoria. Antes, no dia 18 de outubro, a partir das 9 horas, as diretorias irão até a Secretara da Educação da Bahia (SEC) e farão uma vigília na tentativa de obter o agendamento da reunião de negociação, prometida pelo coordenador da CODES (Coordenação para o Desenvolvimento da Educação Superior) desde 2 de agosto.

Na reunião, também houve discussão sobre a conjuntura política após o resultado das eleições e sobre a organização do XI Encontro dos Docentes, que será realizado entre 30 de novembro e 2 de dezembro, na Uneb. Foi enfatizada a necessidade de construir a mobilização em conjunto com estudantes e técnico-administrativos, tendo em vista a situação orçamentária das Ueba, que, este ano, se não houver suplementação, vai faltar recursos até para garantir a manutenção das instituições de ensino superior. Além disso, é importante que todos saibam que, para 2013, o governo anuncia um orçamento muito aquém do necessário.

Ao final da reunião do Fórum das ADs ficou estabelecido que o Movimento Docente negociará com o governo Wagner separadamente a incorporação do restante da CET, com primeira rodada de negociação já marcada para o dia 8 de janeiro, quando o MD defenderá que seja concluída ainda em 2013, e a negociação da pauta de reivindicações 2012, sequer iniciada, pois o governo já prometeu receber o Movimento Docente, mas ainda não o fez.

Segundo Adroaldo Santos, um dos diretores da Adufs presente na reunião do Fórum das ADs, a expectativa é de que "a categoria engrosse as ações e que, desta forma, o governo e a sociedade vejam a necessidade de mais recursos e melhores salários para os docentes das Ueba".

Veja o que saiu na imprensa e sindicatos sobre o Dia Estadual de Luta:

Andes-SN 11/10/2012

Andes - SN 24/09.2012

BA TV

Bahia Meio-dia

Correio*

Acorda Cidade

CSP Conlutas

Leia Também