Educadores da creche são aprovados em concurso do município

24/12/2018

Seis educadores da creche da Uefs foram aprovados em concurso público realizado pelo município de Feira de Santana. A convocação dos profissionais pode sinalizar para a redução temporária de funcionários no quadro. Atualmente, a unidade funciona com um efetivo menor do que o necessário para atendimento das demandas.

À medida que os educadores forem nomeados pelo município e solicitarem a rescisão do contrato com a Uefs, os gestores da universidade convocarão os candidatos classificados no excedente de vagas da seleção realizada via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Caso os candidatos atendam aos requisitos previstos no edital, integrarão o quadro da instituição em até 15 dias após a convocação.

Segundo a pedagoga Sheila Pitombo, faltam ao quadro de funcionários da creche uma lactarista e nove educadores. Integram a equipe um médico pediatra, um odontopediatra, dois técnicos de enfermagem, uma nutricionista, dois pedagogos, um coordenador administrativo, dois auxiliares administrativos, 15 educadores, dois agentes de limpeza, dois vigilantes, além dos funcionários da copa. A Creche tem capacidade para atender 108 crianças, porém são contempladas, hoje, 75. Para ser contemplado, o menor deve ter entre seis meses e três anos. A creche funciona nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira. Atende filhos de professores, estudantes e técnico-administrativos.

Educadores, lactarista e outros cargos
A subgerente de Admissão e Acompanhamento de Pessoas da Uefs, Thissiane Carvalho, informou que a administração deu entrada em processo junto ao governo em fevereiro deste, para realizar seleção via Reda. No documento, foram solicitadas 25 vagas para o preenchimento de cargos em variados setores da universidade. Em despacho, no entanto, o Conselho de Política de Recursos Humanos (Cope), órgão da Secretaria da Administração (Saeb), recomendou que o governo autorizasse somente 11 vagas. Dessas, nove são para educadores, uma para lactarista e uma para nutricionista; todas destinadas à creche.

O documento, ainda conforme a subgerente, encontra-se na Casa Civil desde junho deste ano. Os funcionários da creche são contratados via Reda porque os cargos não estão previstos no plano de Cargos e Carreira da universidade.  

Leia Também