Cancelada reunião convocada para esta segunda (17) pelo conjunto dos servidores

17/12/2018

Nesta segunda-feira (17) estava marcada uma reunião entre representantes das diversas categorias do funcionalismo público, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Aplb), em Salvador. O objetivo era discutir as ações a serem adotadas após a aprovação do Projeto de Lei (PL) que promove a reforma administrativa do Estado e do PL nº 22.971/2018, que aumenta a contribuição previdenciária do servidor público de 12% para 14%. O Fórum das ADs esteve presente ao local. A diretoria da APLB, no entanto, desmarcou a reunião. Convém lembrar que o encontro foi definido na última semana por diversas categorias de servidores. Não foi definida nova data para a reunião.

A diretoria da Aplb disse aos representantes das entidades presentes à sede do sindicato que o encontro não poderia ocorrer. A justificativa era que precisava convocar a categoria para mobilizar-se na Assembleia Legislativa (AL-BA) e tentar barrar a votação do Projeto de Lei 22985/2018, que altera a gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional. Ainda conforme a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado, o PL entraria na pauta da votação da AL-BA nesta terça-feira (18), mas a votação foi antecipada para esta segunda (17).

A diretoria da Adufs lamenta a postura equivocada da Aplb, principalmente nesse momento de intensificação dos ataques do governador Rui Costa. “Devemos insistir na construção da luta unificada contra as investidas do governo, pois somente assim teremos êxito em frear a sanha do governador em nos atacar”, disse Gean Santana, diretor da Adufs.

O Fórum das ADs, que também lamenta a suspensão da reunião definida pelo conjunto dos servidores, pretende colaborar com a construção da luta do funcionalismo contra os ataques do governo Rui Costa aos servidores e aos serviços públicos. Neste momento, o Fórum encontra-se reunido na Adusc, em Ilhéus, onde irá discutir este e outros pontos.

A reunião do conjunto do funcionalismo foi encaminhada na semana passada, após decisão truculenta do governo Rui Costa de aprovar, mesmo sob intenso protesto de centenas de servidores, os PLs que promove a reforma administrativa do Estado e que aumenta a contribuição previdenciária do servidor.

Leia mais sobre a aprovação dos PLs.

Leia Também