Docentes das universidades estaduais da Bahia denunciam governo estadual à OIT

10/12/2018

Representantes do Fórum das ADs protocolaram uma reclamação contra o governo do Estado da Bahia na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Brasília (DF).

Nos últimos anos, o governador Rui Costa (PT) não tem cumprido determinações judiciais referentes aos direitos dos docentes. Nem mesmo resoluções das instituições de ensino superior têm sido respeitadas pelo governador.

“A denúncia tem o papel de explicitar à sociedade o que vem ocorrendo e, ao mesmo tempo, exigir que seja aberto um canal de diálogo. Concretamente, não está havendo negociação diante dos pontos que colocamos. Ganhamos na Justiça, mesmo assim o governador insiste em não cumprir a decisão. Diante disso, o recurso que encontramos nesse momento foi o de denunciar a situação à OIT, que tem demonstrado internacionalmente a sua atuação no sentido de chamar a atenção dos patrões quanto ao cumprimento dos acordos coletivos firmados. É necessário que o governador volte a dialogar concretamente com a categoria e com os trabalhadores da educação”, disse Marcos Tavares, diretor da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O docente representou a coordenação do Fórum das ADs.

Leia mais. 

Leia Também