Diretoria reforça campanha pela liberdade de cátedra

23/11/2018

A diretoria da Adufs lançou um card orientando aos docentes a procurarem apoio na sede da seção sindical, caso sejam vítimas de ataques à autonomia e à liberdade de expressão em sala de aula. A proposta é resguardar os professores, ante os casos de cerceamento ao exercício da profissão registrados em diversas cidades do Brasil. Os diretores estão atentos para o fato de que a censura à comunidade acadêmica, intensificada após o primeiro turno das eleições presidenciais, deva ser ainda maior com a eleição de Jair Bolsonaro para presidente.

A peça gráfica foi divulgada através do site e das redes sociais do sindicato, além de compartilhada entre os professores via aplicativo de mensagens e chamadas de voz. Os diretores da Adufs reiteram que é necessário combater todas as formas de coação, pois a autonomia universitária, a liberdade de expressão e o respeito à diversidade e aos direitos humanos são valores muito caros às instituições públicas de ensino superior brasileiras.

O card soma-se às ações já adotadas pela diretoria para resguardar os docentes e defender a universidade pública. Nesta sexta-feira (23) foi divulgada a cartilha lançada pelo Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (CNASP) e pelo ANDES-SN com orientações para defender a liberdade de cátedra e, há alguns dias, foi reproduzida a orientação jurídica do Sindicato Nacional. Também foi denunciada a fiscalização da Polícia Militar (PM) e da Justiça Eleitoral às instituições públicas de ensino superior e sindicatos, acusados por este poder judiciário de suposta infração à legislação eleitoral. Os docentes ainda se manifestaram, nas ruas e através de moção, contra os ataques de ódio cometidos no país, sendo que um deles provocou a morte de mestre Moa do Katendê e machucou um professor da Uefs.

Leia Também