Após casos de ataque ao livre pensamento e à autonomia universitária, diretoria orienta docentes procurar a Adufs

31/10/2018

Em todo o país têm sido comuns casos de vigilância, violência e coação contra a comunidade acadêmica das universidades, sob a justificativa de doutrinação ideológica e do uso das instituições para favorecimento de grupos políticos. Muitos acompanharam indignados as intervenções policiais, da Justiça Eleitoral e de alguns grupos, ocorridas na semana passada. Os docentes têm sido ameaçados. A situação vem se agravando com a escolha do novo presidente da República e, na Uefs, a categoria também se ressente com o cerceamento à liberdade de cátedra. A orientação da diretoria da Adufs é que os professores procurem a sede da seção sindical para fazer a denúncia.

A diretoria da Adufs é defensora intransigente da pluralidade de ideias, da criação de espaços de debate nas universidades e da autonomia universitária. Nessa perspectiva, condena os grupos políticos da direita conservadora que, com a pretensão de impor seu pensamento retrógrado e preconceituoso, consideram os alunos pessoas sem capacidade crítica, facilmente manipuladas. O Movimento Escola sem Partido é uma das grandes propulsoras desse retrocesso.

Ações
Além de orientar a categoria a fazer a denúncia na Adufs, a diretoria disponibiliza a Assessoria Jurídica para apoio e suporte àqueles que se sentirem prejudicados. Também discute, em conjunto com o ANDES-SN e outras entidades, o crescimento do conservadorismo e a perseguição aos docentes a fim de divulgar, a partir de orientações da Assessoria Jurídica Nacional, informações sobre como proceder. A proposta é convocar a categoria a se fortalecer de forma coletiva.

Ainda como parte das ações dos docentes para combater os ataques às universidades, será realizada reunião entre representantes de entidades da educação superior do país e da Frente Nacional Escola Sem Mordaça. Os encontros serão realizados nesta quinta-feira (1º), em Brasília. A diretoria, que marcará presença na atividade da Frente, ainda irá à reunião do Grupo de Trabalho e Política Educacional do ANDES-SN (GTPE), marcada para ocorrer nos dias 3 e 4 de novembro, na capital federal. O GT discutirá, entre outras pautas, o desrespeito à autonomia das universidades.

Nesta quarta-feira (31), a diretoria da Adufs divulgou moção em solidariedade aos docentes da Uefs. Veja a moção.

Leia Também