Professores da Uefs foram às ruas a favor da democracia

29/10/2018

Mobilizados contra o avanço do fascismo no país, os docentes da Uefs intensificaram, principalmente nas últimas semanas, os protestos no campus e nas ruas de Feira de Santana. A polarização do processo eleitoral, no qual predominou a naturalização do discurso da intolerância, revelou a necessidade de resistir em defesa da democracia, da liberdade de expressão, dos direitos civis da população e da universidade pública. Agora, com a chegada da direita conservadora à Presidência da República, a diretoria da Adufs entende que é urgente fortalecer ainda mais a luta.

Além de organizar mobilizações junto à comunidade interna e externa, os professores da Uefs aderiram aos atos públicos realizados por outras entidades, coletivos, sindicatos e movimentos sociais. Estudantes e técnico-administrativos da universidade também protestaram.

Os docentes ainda manifestaram-se contra os ataques de ódio cometidos no país. Um dos ataques infelizmente vitimou mestre Moa do Katendê e, na última semana, um professor da Uefs. A diretoria da Adufs divulgou moção em repúdio à agressão.

PRESSÃO POLÍTICA

A eleição presidencial deste ano, cujo segundo turno ocorreu domingo (28), terminou com a escolha de um representante da política reacionária para presidente. Correm risco a soberania nacional, as riquezas naturais do país, as conquistas históricas do trabalhador e direitos essenciais à sobrevivência da população! E, o mais grave... . Estão ameaçados os valores humanos, a vida!

Para a diretoria, diante da grave conjuntura, a juventude e as organizações da classe trabalhadora, a exemplo dos sindicatos, partidos políticos, centrais sindicais, coletivos e movimentos sociais, terão papel importante na organização da luta coletiva. É urgente espaços de unidade que tenham como objetivo o combate ao avanço do fascismo. Portanto, é importante que a categoria esteja atenta aos chamados que deverão ocorrer. Somente a luta organizada e unificada será capaz de impor freio à agenda reacionária colocada pelas forças retrogradas que estão no Congresso Nacional e na Presidência da República.

Veja mais fotos das mobilizações no Facebook da Adufs.

Leia Também