Sete novos servidores da Uefs são empossados

24/10/2018

Mais seis docentes e um técnico-administrativo aprovados em concursos públicos, realizados pela Uefs, foram empossados nesta quarta-feira (24). Participaram da cerimônia representantes da diretoria da Adufs, de departamentos, da administração da universidade e do Sintest.

O diretor da Adufs, Gean Santana, parabenizou os novos servidores, ressaltou que o acréscimo destes ao quadro de funcionários da instituição é importante, mas ainda insuficiente para atendimento das atuais demandas acadêmicas, e relembrou que a posse ocorreu por conta da intensa luta dos professores, estudantes e técnicos. O docente também fez um histórico das conquistas da categoria ao longo dos 37 anos de existência da seção sindical e informou, como exemplo, o aumento nos salários.

“Hoje, o salário bruto de um professor Pleno é R$ 15.535,97. Se não fosse a nossa luta, que garantiu reajustes, o valor seria R$ 10.295,71. Unidos, temos força para reivindicar nossos direitos e melhorias”, explicou, convidando os presentes a sindicalizarem-se. Durante a cerimônia, Gean Santana apresentou algumas peças da campanha de sindicalização da Adufs e chamou os novos docentes a conhecerem a sede da seção sindical.

Em sua fala, o reitor Evandro do Nascimento ressaltou o crescimento da Uefs nas mais diversas áreas, citando melhorias na pesquisa e a qualificação do corpo docente. O gestor também falou aos presentes sobre os riscos que as universidades públicas correm com o crescimento das forças políticas conservadoras no país, que defendem que o ensino superior público deve ser gerido pela iniciativa privada.

Os novos docentes estão lotados nos departamentos de Biologia (Dcbio), num total dois, de Saúde (Dsau), que ganhou outros três, e de Ciências Sociais Aplicadas (Dcis), com mais um professor.  

Leia Também