Diretores da Adufs reúnem-se com a reitoria para discutir pauta interna

23/10/2018

A pauta interna da Uefs foi tema de reunião da diretoria da Adufs com o reitor Evandro do Nascimento e a vice-reitora Norma Lúcia Fernandes. Após os diretores exporem parte dos problemas que prejudicam as condições de trabalho e estudo na instituição, os gestores relataram algumas ações a serem realizadas e outras que estão em andamento para minimizar a atual situação.

A diretoria falou sobre a necessidade de melhoria na iluminação do campus, de reformar os banheiros e de ter um espaço para alimentação. Também registrou a falta de ventilação nas salas de aula, de materiais didáticos e de bebedouros, além de solicitar informações sobre a segurança dos docentes que aguardam o ônibus da Uefs em Salvador. Veja a matéria sobre as medidas de segurança adotadas na área onde os professores aguardam o ônibus que sai da capital baiana. 

Os diretores ainda reivindicaram a realização de concurso público para a nomeação de novos professores e questionaram a presença de representantes do PrevBahia na cerimônia de acolhimento aos novos docentes. Os docentes pediram explicações sobre a presença e abordagem abusiva de algumas pessoas por parte da Polícia Militar, neste mês, no campus universitário.

A diretoria da Adufs entregará um documento à administração da Uefs com todos os pontos da pauta interna. O reitor informou que dará respostas detalhadas sobre cada um dos itens relacionados no documento em até quinze dias, contados a partir da data de seu recebimento. Durante a reunião, os gestores prestaram esclarecimentos sobre alguns dos temas abordados. 

Pauta interna
A pauta interna da Uefs foi discutida entre o Comando de Mobilização do Movimento Docente, do qual a diretoria da Adufs faz parte, e os diretores dos departamentos. O encontro ocorreu em julho deste ano. 

Naquele momento, foi aprovado que os chefes dos departamentos enviariam à diretoria da seção sindical um documento com a relação das dificuldades existentes nesses setores e nos cursos a eles vinculados. A organização e sistematização das informações prestadas pelos quatro departamentos que colaboraram irão compor o documento a ser entregue à administração da Uefs.

PM no campus
Segundo o reitor, houve reunião com o comando de policiamento da Regional Leste da PM. A assessoria do órgão reconheceu que a abordagem foi inadequada e justificou que a ação da guarnição foi individualizada.

A reunião da diretoria da Adufs com o reitor e a vice-reitora ocorreu segunda-feira (22). 

Leia Também