TSE manda remover da internet vídeos e sites que divulgam fake news sobre “kit gay”

22/10/2018

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Horbach, determinou, no dia 15 deste mês, a exclusão de publicações na internet criticando a suposta distribuição pelo Ministério da Educação do chamado “kit gay”. A decisão foi dada, pois a informação constantemente divulgada é uma fake news.

Segundo o TSE, “os conteúdos vinculados às URLs (…) expressamente vinculam o livro ‘Aparelho Sexual e Cia’ ao projeto ‘Escola sem Homofobia’ ou aos programas de livros didáticos do Ministério da Educação, o que – como antes destacado – não é corroborado pelas informações oficiais, ensejando, portanto, sua remoção”.

Ainda de acordo com a decisão de Horbach, “a difusão da informação equivocada de que o livro em questão teria sido distribuído pelo MEC (…) gera desinformação no período eleitoral, com prejuízo ao debate político”.

O chamado “kit gay” é fruto de uma campanha mentirosa e de setores conservadores contra o programa “Escola sem Homofobia”. O programa foi uma proposta elaborada pelo governo federal, em 2004, voltado para a formação de educadores para o combate ao preconceito, mas não chegou a ser implementado.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também