Comunidade acadêmica prestigia palestra sobre conjuntura e ameaça fascista

22/10/2018

Casa cheia! Assim foi a palestra sobre o tema “Conjuntura Eleitoral e a Ameaça Fascista”, ministrada pelo professor Eurelino Coelho, na noite de quarta-feira (17), na Uefs. O docente abordou o tema através de dois momentos. Primeiro, caracterizando historicamente o fascismo e, depois, fazendo uma rápida análise sobre a conjuntura nacional. A atividade foi organizada pela Frente Nenhum Direito a Menos, formada por diversas entidades, dentre elas, a Adufs.

Ao recuperar tópicos de análises clássicas sobre o fascismo, o professor apontou qual a gênese do regime, os fatores que envolveram o seu surgimento, como ele opera e consegue ser eficiente. Coelho também relatou elementos da atual conjuntura brasileira para fazer a plenária refletir quais condições criaram o ambiente que tornou viável o credenciamento do fascismo como uma alternativa de poder, segundo o docente, disputando as eleições de 2018. Em sua análise, teve como referência conceitos abordados por autores das décadas de 20 e 30 que escreveram sobre o fascismo, a exemplo de Leon Trótski e Antonio Gramsci.

“Estamos diante de uma ameaça fascista. Precisamos de uma frente única para enfrentá-la. Essa frente única agrega divergentes. É uma tarefa política que envolve muita dificuldade, mas que me parece ser inescapável”, avaliou Eurelino Coelho, que é lotado no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Uefs (Dchf).  

Leia Também