Professor da Uefs é vítima de ataque de ódio

22/10/2018

O professor aposentado da Uefs, Alberto Heráclito Ferreira, foi mais uma vítima dos atos de violência que têm crescido assustadoramente no Brasil. Conforme relato em rede social e notícias divulgadas pela imprensa baiana, o docente foi agredido covardemente com murros na barriga por quatro jovens brancos, que também chamaram-no de “viadinho comunista de merda”. A agressão, gratuita, ocorreu domingo (21), em Salvador. A Assessoria de Comunicação da Adufs não conseguiu entrar em contato com o servidor público, que está bastante abalado.

Alberto Heráclito Ferreira, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da universidade (Dchf), voltava da procissão de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, quando a agressão aconteceu. Felizmente a situação não se agravou ainda mais porque um mototaxista que passava pelo local intercedeu em favor da vítima.

Ainda conforme divulgado por veículos de comunicação, o docente atribui a motivação do crime às publicações na sua rede social contra posicionamentos homofóbicos e racistas. "Não tenho medo de fascista", postou na internet. O professor da Uefs registrou queixa na 6ª Delegacia de Polícia (DP), no bairro de Brotas. Nesta terça-feira (23), Heráclito fará exame de corpo de delito. Ele ainda denuncia que há uma semana a rede de internet pessoal foi invadida por hackers.

Indignada, a diretoria da Adufs manifesta solidariedade ao professor Alberto Heráclito e repudia veementemente qualquer atitude fascista e de desrespeito à diversidade político-ideológica. Também disponibiliza a Assessoria Jurídica da seção sindical para suporte a qualquer providência que o docente deseje adotar.  A diretoria divulgou uma moção repudiando a agressão ao docente. 

Leia Também