Diretoria realiza assembleia nesta segunda-feira (15)

15/10/2018

A conjuntura eleitoral do Brasil após o primeiro turno é de recrudescimento do conservadorismo e de profunda submersão em uma grave crise política, social, cultural e econômica. O atual contexto será pauta da assembleia a ser realizada nesta segunda-feira (15), às 16h30, no Auditório 3, Módulo IV.

A categoria irá discutir a conjuntura brasileira, na perspectiva de combate ao fascismo que vem sendo estimulado pelo discurso do ódio, à apologia à violência, ao aprofundamento do machismo, racismo, lbgtfobia e à perseguição aos que lutam.

A expectativa da diretoria da Adufs é encaminhar, em conjunto com a categoria, uma posição e ações contra as práticas fascistas e agressivas que estão ganhando força no Brasil. A posição da assembleia será remetida para a reunião unificada dos Setores das Instituições Federais (Ifes), Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes), conforme aprovado em reunião do Setor, ocorrida no dia 9 deste mês, em Brasília. Um novo encontro do Setor das Iees/Imes e Ifes será realizado na próxima quinta-feira (18), em Brasília.

O avanço do conservadorismo representa um ataque brutal ao setor público, aos trabalhadores e aos direitos historicamente conquistados pelas diversas categorias. Por isso, é importante que todos compareçam à assembleia para discutir a construção da unidade em defesa da democracia.

Protesto
No dia 29 de setembro, milhares de pessoas foram às ruas de todo o Brasil protestar contra a defesa explícita do machismo, fascismo, autoritarismo, racismo, lgbtfobia e misoginia. Em Feira de Santana, os manifestantes concentraram-se em frente à Prefeitura Municipal e caminharam por diversas vias da cidade. Os docentes da Uefs somaram-se à mobilização.

Inicialmente, o ato público nacional do dia 29 de setembro foi organizado por mulheres, mas contou com o apoio de pessoas de diversos segmentos, inclusive com mobilizações internacionais.  

Leia Também