Curso de Formação prepara docentes para lutas e desafios

24/09/2018

Durante três dias, mais de 50 docentes se reuniram na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para o Seminário de Formação Política e Sindical do ANDES-SN. Os participantes representaram seções sindicais de diversas partes do país. No curso, os docentes trabalharam com caderno de textos, participaram de mesas e grupos de debates. O tema central este ano foi “Universidade, trabalho e movimento docente”. O encontro foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) do Sindicato Nacional.

Os presentes debateram questões importantes para o movimento sindical docente: princípios e resgate da história do ANDES-SN, transformações do mundo do trabalho, classes sociais, especificidades do funcionalismo público entre outros.

Para Eblin Farage, secretária geral do ANDES-SN, “a formação política é um processo. Ela não se dá apenas nos cursos de formação. É também nos congressos, reuniões e assembleias. Nosso desafio é formar amplamente os militantes, desde sobre como conduzir uma reunião, até conhecerem a história do sindicato, da luta de classes e o movimento dos trabalhadores. Por isso, esse curso foi um importante passo de preparação da nossa categoria”.

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também