Falta de espaço físico prejudica oficinas do UATI Uefs

24/09/2018

As atividades de promoção à saúde, arte, educação, esporte e de reintegração social comunitária voltadas aos idosos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Uefs têm sido frustrantes para alguns contemplados. Falta espaço físico para a realização de sete oficinas. Segundo alguns idosos, há atividades que ocorrem de forma improvisada e outras nem acontecem. A irregularidade no atendimento interrompe um hábito que para muitas pessoas já faz parte do dia a dia delas.

“A falta de atividades e do contato com os colegas deixam um grande vazio. A minha turma está sem a oficina Encontros Interativos desde o início deste ano porque não há sala disponível. Há 15 dias, tentamos nos reunir embaixo de uma árvore. Se a temperatura estiver quente ou o dia chuvoso, voltamos para casa”, queixa-se Izabel da Silva, 70 anos, sendo oito desses no UATI. Atualmente, também estão sem espaço físico, na universidade, as oficinas Grupos de Oração, Artes e Ginástica com Música. Ainda são prejudicadas mais três oficinas realizadas no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca): Coral, Caminhando para Transformação e Teatro.

Um outro problema enfrentado pelo programa é a ausência de um professor coordenador. A função é exercida há vários anos por uma servidora técnica. Segundo o pró-reitor de Extensão da Uefs, Márcio Campos, a falta de espaço físico se deve ao aumento da procura pelas oficinas. O gestor justifica que a administração está tentando solucionar o problema. Em se tratando da ausência do coordenador, Campos disse que “em função do excesso de atividades acadêmicas desenvolvidas atualmente pelos docentes, temos encontrado dificuldades para encontrar um professor com disponibilidade para assumir um programa com a dimensão da UATI".

Enquanto o imbróglio não é resolvido, a comunidade externa é prejudicada e as atividades de extensão ficam comprometidas. O UATI foi criado em 1992 pela Uefs. Atende cerca de 1 mil pessoas, a partir dos 50 anos.   

Leia Também