Promoções e progressões são publicadas no Diário Oficial

24/09/2018

Esta semana devem ser publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) novas promoções e progressões de professores da Uefs que tramitavam na Secretaria Estadual da Administração (Saeb). As publicações, iniciadas na última semana, resultam da constante denúncia do Movimento Docente que, paralelamente, exigiu do governo Rui Costa respeito aos direitos trabalhistas.

Segundo a Gerência de Recursos Humanos da Uefs (GRH), no total, foi autorizada a publicação de dez progressões e sete promoções (sendo três vagas para assistente e quatro para adjunto). Tramitam na GRH mais seis processos de progressão e três de promoção.

No entanto, os docentes que deram entrada, na universidade, em processos para a promoção para titular e pleno ficam prejudicados porque não há vagas nas classes. Por conta disso, GRH está impedida pelo Governo Rui Costa de enviar os processos para as respectivas secretarias do Estado da Bahia. Tramitam quatro pedidos para pleno e 11 para titular.

A diretoria da Adufs considera que as publicações representam uma conquista para a categoria, mas muitos docentes ainda aguardam longo tempo para ter garantido este e outros direitos estabelecidos em lei. O quadro de vagas das universidades precisa ser ampliado, assim como o orçamento delas! Outras reivindicações também precisam ser negociadas.

O descaso do governo exige respostas da categoria. A diretoria da Adufs reforça a convocação dos docentes para endossarem a luta em defesa das universidades estaduais baianas. A paralisação das atividades acadêmicas com ato público está prevista para o dia 27 deste mês, mas a mobilização tem de ser aprovada em assembleia. É importante que todos participem e colaborem com discussão e construção da luta.  

Leia Também