Campanha de sindicalização será lançada no dia 19

14/09/2018

A diretoria da Adufs exibirá, a partir da próxima segunda-feira (17), a campanha de sindicalização. Um encontro lúdico e de integração entre os docentes será realizado no dia 19, quando está marcado o lançamento da proposta. Ao longo de toda a semana serão realizadas diversas atividades para a intensificação da campanha. O objetivo é ampliar o contato com a base e fortalecer ainda mais a atuação da seção sindical, convidando o docente a sindicalizar-se.

A diretoria da Adufs entende que as conquistas alcançadas são fruto da intensa mobilização coletiva e que é importante um número cada vez maior de docentes assumir o papel de construir e apoiar a luta em defesa da educação pública superior e da carreira. “A união da categoria faz um sindicato forte. Agir em grupo é sempre muito mais eficaz do que agir sozinho. Para que a Adufs tenha maior representatividade, é necessário que os professores se sindicalizem e ocupem os espaços de discussão e de elaboração das nossas mobilizações”, disse a diretora Pricila Oliveira.

A campanha
O slogan da campanha é A força do sindicato está em seus filiados. Juntos somos mais fortes. Sindicalize-se! A diretoria divulgará a campanha através de cartazes, outdoor, folder, jornal, adesivos, camisa, cards para redes sociais e vídeos. A divulgação começará na próxima segunda-feira (17), durante a cerimônia de acolhimento aos aprovados nos concursos públicos realizados pela Uefs. A atividade está marcada para às 8h, no Auditório 3, Módulo IV, e se estende pela manhã e à tarde. Os diretores terão espaço para falas e distribuição dos materiais produzidos, às 10h30. 

Na tarde e noite do dia 17, a diretoria e alguns professores estarão com mesas nas cantinas dos módulos I, III e V para conversar com os professores sobre a campanha e a importância da filiação. A mesma atividade seguirá durante toda a semana, nos mesmos horários e locais, nos três turnos. Um grupo de diretores também se fará presente nas reuniões de departamento com o mesmo objetivo.

O lançamento da campanha será no dia 19. Fazem parte da programação a exibição das peças produzidas e um momento para bate-papo com a diretoria. O encontro ocorrerá após a assembleia, que está marcada para às 9h. Ambas ocorrerão ao lado da Adufs. Finalizadas as atividades programadas para a próxima semana, a campanha será divulgada de forma permanente nas atividades e eventos promovidos pela diretoria na Uefs ou naqueles que ela participe.

Conquista da luta
Em maio deste ano, a Adufs completou 37 anos de intensas lutas. Greves, atos públicos e diversas outras mobilizações garantiram importantes conquistas. Entre as melhorias alcançadas estão a nomeação, em 2018, dos aprovados nos concursos públicos; aumento da gratificação do Incentivo à Pós-graduação dos mestres, de 30% para 40%, e dos doutores, de 40% para 60%; e incorporação da Gratificação de Estímulo às Atividades Acadêmicas.

Também fazem parte os reajustes lineares; aumentos nos salários; restabelecimento do pagamento do auxílio-alimentação aos professores afastados para a pós-graduação; conquista do ônibus que atende aos professores da Uefs residentes em Salvador e, em 2018, a retomada do serviço extinto pelo governo Rui Costa em 2016; conquista do direito à promoção e progressão; entre outras melhorias. 

Leia Também