Mais 42 novos servidores tomam posse na Uefs

13/09/2018

Um encontro emocionado marcou a posse, nesta quinta-feira (13), de 17 professores, 19 técnicos e seis analistas universitários aprovados nos concursos públicos realizados pela Uefs. Os representantes das categorias dos docentes, dos técnicos e da administração da universidade fizeram questão de reafirmar que a posse é resultado do empenho da comunidade acadêmica contra a determinação do governo Rui Costa que impediu, em momento anterior, as nomeações. 

Os docentes estão lotados nos departamentos de Biologia (DCBIO), Saúde (DSAU), Tecnologia (DTEC), Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), Exatas (DEXA), Física (DFIS) e de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS).

Marilene Lopes, diretora da Adufs presente à mesa do evento de posse, informou que a diretoria estará na Cerimônia de Acolhimento organizada pela administração para os aprovados nos concursos, marcada para o dia 17 deste mês, às 8h, no Auditório 3, Módulo IV. Lopes também convidou os docentes para a assembleia a ser realizada no dia 19 deste, às 9h, ao lado da Adufs, onde também haverá, após a assembleia, o lançamento da Campanha de Sindicalização da seção sindical. “A posse dos aprovados só ocorreu por conta da mobilização de todos nós. Convido a todos para endossar a luta por melhores condições de trabalho e estudo”, finalizou a diretora.

A perda da autonomia administrativa, didático-científica, financeira e de gestão, bem como o contingenciamento orçamentário impostos pelo governo estadual às Universidades estaduais da Bahia (Ueba) foram denunciados pelo reitor Evandro do Nascimento durante a cerimônia. “A autonomia é a essência da universidade. Vivemos uma realidade na qual não temos autonomia. O governo nos impõe uma série de decretos, normas e controles. Do recurso que nos é transferido, o governo quer dizer o que deve ser prioridade e o que a universidade deve executar. Estamos em constante luta. Diante desse quadro, cada avanço deve ser considerado uma vitória”, declarou o reitor. 

No dia 5 deste mês, 22 professores foram empossados.

Leia Também