Terceirizados da Uefs reclamam de dispensa sem comunicado prévio

03/09/2018

Sem qualquer comunicado prévio, os terceirizados dos setores da copa e cozinha, limpeza e manutenção predial foram informados que não deveriam comparecer aos postos de trabalho. Segundo alguns funcionários, na última sexta-feira (31) a empresa prestadora do serviço os avisou, informalmente, que as atividades seriam suspensas no dia seguinte (1º) por conta do encerramento do vínculo com a instituição. A expectativa dos trabalhadores é que esse imbróglio seja resolvido nesta terça (4), conforme anunciado pela Administração Central.

“Eu e diversos trabalhadores fomos avisados através do WhatsApp. Foi uma surpresa para todos”, disse uma terceirizada do setor de limpeza que não quis se identificar. Para agravar ainda mais a já precária condição de trabalho destes funcionários, alguns denunciam que muitos colegas não receberam o vale-transporte e vale-alimentação referente ao mês de agosto.

Em nota publicada no site da Uefs, a Administração Central informou que uma penalização aplicada pelo governo estadual à empresa terceirizada de manutenção predial, limpeza, copa e cozinha impossibilitou a continuidade da prestação dos serviços. Em outra nota, lançada nesta tarde (3), os gestores afirmam que os serviços terceirizados de limpeza e copa e cozinha serão normalizados a partir desta terça-feira (4).

No caso dos trabalhadores do setor de manutenção predial, de acordo com o documento publicado no site, uma empresa assumiu os serviços a partir desta segunda-feira (3).

Prejuízos
A atual situação é um total desrespeito aos terceirizados. Além disso, uma possível suspensão das atividades poderia impor prejuízos ao início do semestre letivo 2018.2, já que não estariam garantidos serviços como a higienização básica dos setores e salas de aula.

O vínculo empregatício dos trabalhadores terceirizados da Uefs é marcado por instabilidades. Constantemente, as categorias mobilizam-se em função do atraso no pagamento dos salários. Em maio deste ano, os terceirizados do setor da limpeza da instituição paralisaram os trabalhos porque estavam sem receber salário, além de vales-alimentação e transporte.

Naquele momento, a diretoria da Adufs solidarizou-se à mobilização por condições de trabalho, disponibilizou a estrutura do sindicato para os manifestantes e lançou uma nota em apoio aos trabalhadores. Ano passado, quando a categoria cruzou os braços por mais um atraso no pagamento dos salários, a diretoria doou 123 cestas básicas.

A diretoria continua solidária à categoria e disponível para contribuir com a luta dos terceirizados por melhores condições de trabalho.  

Leia Também