A cada 48 segundos um trabalhador sofre acidente de trabalho e um morre a cada 24 horas

20/08/2018

Uma situação generalizada de insegurança, acidentes e mortes. Assim pode ser descrita a realidade do ambiente de trabalho no Brasil. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), o país registrou cerca de 4,27 milhões de acidentes de trabalho de 2012 até o dia 14 de agosto deste ano. Os números equivalem a um acidente a cada 48 segundos. Desse total, 15.913 resultaram em mortes.

Apenas no ano passado, 930.465 acidentes foram registrados no país. Cortes, laceração, ferida contusa e punctura (furo ou picada) responderam por cerca de 90 mil casos. Ainda fazem parte dos dados 78.499 fraturas e 67.371 contusões e/ou esmagamentos. As amputações somaram 4.462.

Os dados revelam um cenário de guerra que ocorre no cotidiano de milhões de trabalhadores. Para além desses números assustadores, trata-se de tragédias sofridas por famílias que perdem um ente querido ou veem um trabalhador(a) perder sua capacidade laborativa em razão de um acidente de trabalho, que poderia ter sido evitado com garantia de condições de saúde e segurança.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também