Movimento Docente, Estudantil e dos Técnicos presentes em reunião com procurador do Ministério público de Contas

27/07/2018

Uma comissão formada por representantes da Adufs, do Sintest, do DCE e do Comando de Greve do curso de Psicologia da Uefs participou da reunião realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE), quarta-feira (25), do reitor, Evandro do Nascimento, com o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Danilo Andrade. Na pauta, a decisão do governo Rui Costa que inviabiliza a nomeação dos 132 aprovados nos concursos públicos realizados pela universidade.

Danilo Andrade informou que existe um parecer inicial da assessoria técnica do TCE favorável à nomeação de aprovados em concursos públicos nos 180 dias que antecedem o final do mandato do governador. O documento ao qual se refere Danilo Andrade trata-se de uma situação ocorrida na educação básica. O procurador-geral disse que o procedimento é semelhante para casos envolvendo situações como esta.

O próximo passo será a elaboração de um parecer, pelo Ministério Público de Contas, sobre o caso. Depois, o conselho do TCE decidirá sobre a pauta. Questionado pelos professores, estudantes e técnicos sobre o prazo para o término da tramitação do documento, o procurador-geral sinalizou com a previsão de, aproximadamente, 30 dias.

A diretoria reforça a importância de os professores comparecerem à assembleia na próxima quinta-feira (2) para definir os próximos passos da luta, na perspectiva de continuar a pressão para a nomeação dos aprovados. Para a diretoria, a capacidade da categoria de mostrar ao governo a força na mobilização do Movimento Docente (MD) será decisiva neste processo.

A assembleia ocorrerá às 9h, no Anfiteatro do Módulo II.

Mobilização em frente ao TCE
Enquanto uma parte reunia-se no prédio do TCE, outra parte estava mobilizada do lado de fora realizando oficina de cartazes, ressaltando palavras de ordem e utilizando faixas e bandeiras para chamar a atenção dos gestores e transeuntes para os graves ataques sofridos pela universidade.

“As três categorias, numa retomada surpreendente de mobilização, estavam naquele espaço movidas por uma demanda emergencial, mas preparando-se para batalhas ainda maiores”, disse o diretor da Adufs, André Uzêda, presente à reunião com o procurador-geral do Ministério Público de Contas.

Os representantes dos professores, estudantes e técnico-administrativos da Uefs compareceram ao TCE após cobrança feita ao reitor, durante reunião ocorrida com o gestor da universidade, no dia 23 deste.

 

Comunidade acadêmica permaneceu mobilizada

na parte externa do TCE

Leia Também