ADs propõem ao Fórum de Reitores ações conjuntas em defesa das Universidades Estaduais

24/07/2018

Na última sexta-feira (20), o Fórum das ADs reuniu-se com o Fórum de Reitores para discutir o atual cenário das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Na oportunidade, os docentes apresentaram propostas de ações unitárias no sentido de ampliar as iniciativas em defesa das instituições. Mesmo com a disposição das ADs em construir iniciativa conjuntas, os reitores não deram retorno imediato sobre todas as propostas.

A reunião, solicitada pelas Associações Docentes (ADs), pautou o contingenciamento e a execução orçamentária de 2018, direitos trabalhistas e congelamento de salários. Além disso, foi cobrado novamente compromisso das reitorias da Uefs e Uesc para resolver a nomeação dos aprovados nos concursos públicos ocorridos em janeiro deste ano. Leia mais

Audiência Pública
O Fórum das ADs reivindicou a necessidade de construir uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sobre “O futuro da educação pública na Bahia”. A proposta das ADs é que esse espaço seja construído coletivamente pelos estudantes, servidores técnicos e professores. Os reitores acordaram sobre a iniciativa e se comprometeram em atuar para que o espaço ocorra antes da votação da Lei Orçamentária Anual – LOA 2019, conforme foi demarcado pelas representações docentes.

Desde 2017, o Fórum das ADs cobra intensamente à Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos da ALBA, através de ofícios e reuniões, a necessidade de uma audiência pública sobre o assunto. Leia na íntegra o pedido de audiência feito ainda em julho de 2017.

Nota conjunta em defesa das Ueba
Além da audiência pública, o Fórum das ADs também propôs aos reitores uma nota conjunta contra o desmonte do ensino superior baiano, principalmente diante dos novos contingenciamentos orçamentários apresentados pelo Governo do Estado. Mesmo reconhecendo a situação crítica das universidades, os representantes da administração central pediram tempo para avaliar a adesão das reitorias à proposta.

“Estamos propondo essa nota conjunta porque acreditamos que não podemos recuar diante do trato que o governador Rui Costa vem dando às Universidades Estaduais e a nós, professores. Esta conjuntura exige ações unitárias, pois separados conseguiremos muito pouco. A situação é crítica. Recebemos constantemente relatos de evasão e adoecimento de professores e estudantes. Entendemos que os reitores são, em primeiro lugar, docentes e devem se posicionar”, disse Iracema Lima, representando a coordenação do Fórum das ADs.

O Fórum das ADs ainda reivindicou que o Fórum de Reitores retome a discussão sobre o PL da desvinculação vaga/classe frente à Secretaria da Administração (Saeb) e à Secretaria da Educação (SEC).

A próxima reunião entre os fóruns ocorrerá no dia 15 de agosto, às 16h, no Campus Salvador da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

Fonte: Ascom Fórum das ADs.

Leia Também