Em reunião, categorias indicam a convocação da Administração da Uefs

20/07/2018

Durante encontro realizado quinta-feira (19), a diretoria da Adufs, os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o comando de greve do curso de Psicologia, além de alunos de variados cursos, com forte presença dos discentes de Matemática, encaminharam a convocação da Administração Central da Uefs para uma reunião pública.

O objetivo da reunião é esclarecer algumas informações sobre a suspensão da nomeação dos aprovados nos concursos públicos realizados pela universidade, visto que há informações desencontradas sobre o assunto. Os professores e estudantes que estiveram no encontro também solicitarão aos gestores da Uefs a apresentação do calendário de negociação com o governo Rui Costa. A proposta de ambas as categorias é que a reunião pública ocorra na próxima segunda-feira (23), às 9h, na praça do Borogodó, módulo III da instituição.

Os presentes à reunião ainda sugeriram a realização de um ato público em Salvador. Antes dos encaminhamentos foram avaliadas a panfletagem ocorrida na última terça (17), no pórtico da Uefs, o ato público em frente à Prefeitura de Feira de Santana, quarta (18), além do protesto dos estudantes do curso de Matemática, quinta-feira (19).

Mudança no local

A reunião de quinta (19) integra a agenda de atividades definida pelo Comando de Mobilização dos professores da Uefs, estudantes e técnico-administrativos para exigir do governador Rui Costa a nomeação dos aprovados nos concursos e para denunciar a política de sucateamento da educação pública superior baiana levada a cabo pelo seu governo.

O encontro, marcado para ocorrer na sede da Adufs, foi transferido para o pórtico da universidade em respeito e apoio à manifestação dos estudantes do curso de Matemática por melhores condições de estudo. Apesar do fechamento do pórtico, os presentes reforçaram a importância de manter a reunião.

Matemática
Ainda na quinta-feira (19), estudantes do curso de Matemática bloquearam o acesso de pedestres e veículos ao campus universitário, em protesto contra a falta de professores. Discentes de outros cursos endossaram o ato. Presente, a diretoria da Adufs também prestou solidariedade à categoria.

Segundo Michel da Silva, membro do Diretório Acadêmico (DA) do curso, caso não haja a nomeação dos docentes aprovados nos concursos e os substitutos não sejam contratados, no próximo semestre serão 16 turmas sem professor algum. O estudante ainda se queixa que, este semestre, a demanda para a disciplina Geometria Analítica e Álgebra Linear foi de 105 alunos, mas somente 40 puderam fazer a matrícula. Também conforme o aluno, a disciplina é pré-requisito para a matrícula em outras existentes na grade curricular.

A vice-reitora Norma Lúcia Fernandes informou que além dos 60 professores aprovados no concurso realizado pela Uefs que ainda não foram nomeados por conta da determinação do governo Rui Costa (através do Parecer nº 034/2018), os contratos de outros 15 substitutos estão na Casa Civil aguardando autorização do governador.

Em função do protesto, a Administração Central informou, no site institucional, a suspensão das aulas nesta quinta-feira (19). Nesta sexta-feira (20), as atividades acadêmicas seguem normalmente. 

Alunos de Matemática alertam para a precariedade das condições de estudo

Foto: Ascom Adufs 

Leia Também