Estudantes reivindicam melhores condições de estudo

16/07/2018

Através da interrupção periódica do acesso de veículos ao pórtico e da distribuição de uma nota à comunidade acadêmica, estudantes do curso de Medicina protestaram contra a precarização do curso na Uefs. Utilizando palavras de ordem, centralizaram a pauta na estruturação do Ambulatório de Saúde. A diretoria da Adufs esteve presente à manifestação e apoiou a categoria. A manifestação ocorreu na última sexta-feira (13).

O Ambulatório fica no Centro Social Urbano (CSU), bairro Cidade Nova. No entanto, não é utilizado pelos estudantes e nem atende à comunidade externa porque funciona em um espaço improvisado, sem equipamentos e funcionários.

Segundo Alana Mercês de Almeida, membro do Diretório Acadêmico de Medicina, o Ambulatório serviria para aulas práticas das turmas matriculadas do 1º ao 6º ano, quando ocorre o internato. Além disso, a unidade também atenderia estudantes de outros cursos.

“Além de essencial para as aulas práticas, o Ambulatório de Saúde poderia oferecer aos moradores consultas com especialidades médicas e alguns exames”, informou. A aluna observa que as aulas ocorrem após muito empenho da turma e do professor em unidades básicas de saúde, pronto-atendimentos, no Hospital Estadual da Criança (HEC) ou no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

A mobilização, organizada pelos estudantes do curso de Medicina, também reuniu discentes de Psicologia e Farmácia.

Subfinanciamento da educação pública
O sucateamento das universidades é resultado das sucessivas políticas do governo de subfinanciamento da educação pública superior baiana. Há alguns anos, o governo não repassa às universidades estaduais o valor do orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA). Em julho, por exemplo, o governo Rui Costa destinou à Uefs R$ 510 mil a menos do que fora liberado em junho para a rubrica de custeio e investimento.

Este ano, a redução no repasse desta rubrica vem ocorrendo desde janeiro, conforme denunciado pela diretoria da Adufs. Em função disso, o governo confiscou, somente da Uefs, em um semestre, R$ 12.378.000,00. 

Leia Também