Desfile da Independência da Bahia é marcado por protestos

03/07/2018

O 195º ano de comemorações do Dois de Julho, na segunda-feira (2), em Salvador, foi de manifestação dos professores das universidades estaduais baianas. Os docentes usaram o desfile que marca a Independência da Bahia para tornarem visíveis as próprias reivindicações, como o ataque do governo Rui Costa aos direitos trabalhistas, o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos e a política de desmonte das instituições estaduais de ensino superior.

Faixas, bandeiras, cartazes, pirulitos, adesivos e camisetas foram utilizados como instrumento de divulgação das lutas. Através deles, os docentes exigiram mais orçamento para as universidades, recomposição salarial, ampliação e desvinculação do quadro docente, retorno da licença sabática, mais o cumprimento dos direitos trabalhistas. Uma banda de fanfarra acompanhou a manifestação dos professores, que ainda contou com o apoio dos estudantes das universidades estaduais.

A mobilização somou-se à de outras categorias de trabalhadores e estudantes, que reivindicaram investimentos em serviços essenciais à população, a exemplo da saúde, transporte público, moradia, segurança pública e educação. Também houve protesto contra a privatização das estatais e a violência à mulher. O grupo saiu da Lapinha e seguiu até a Praça Municipal, num percurso de 2,9 quilômetros.

Veja as fotos do protesto no Facebook da Adufs.

Leia Também