20 de junho é dia de luta dos servidores pela data base do funcionalismo

18/06/2018

Está marcada para 20 de junho, a retomada do julgamento sobre a revisão anual de salários do funcionalismo público. Apesar de estar garantido na Constituição Federal, o direito à data base anual dos servidores se tornou, ao longo do tempo, uma reivindicação histórica desses trabalhadores. Nesta terça-feira (19) terá atos públicos em Brasília e, no dia 20, nos estados.  

Atualmente, muitas categorias do funcionalismo estão sem negociação e sem a reposição inflacionária, o que diminui o poder de compra destes e precariza as condições de vida dos trabalhadores.

“É incrível que esse tema ainda tenha que ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) mesmo que o texto da Constituição Federal seja categórico em garantir a revisão anual dos salários do funcionalismo”, salienta o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Gibran Jordão.

Organizar a Jornada de Lutas
Entidades de luta que organizam os servidores públicos nacionalmente, incluindo a CSP-Conlutas, reuniram-se no dia 13 deste e aprovaram uma jornada de luta. A mobilização tem como pauta a defesa dos serviços públicos, pela data base para todo funcionalismo público e pela revogação da Emenda Constitucional 95, que impede investimentos na saúde e educação por vinte anos.

A CSP-Conlutas convoca a jornada de luta do funcionalismo com urgente organização nos estados.

Confira o calendário de mobilização:

19/06: Atos em Brasília em dois momentos:
14 horas: no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG)
17 horas: em frente ao STF com vigília.

20/06: Atos nos estados em frente os tribunais e justiça federal.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também