Encontro do GTSSA debate Funpresp, Ebserh e situação dos Hospitais Universitários

18/06/2018

O Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do ANDES-SN realizou o Encontro Nacional de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria, com o tema “Ebserh, Funpresp e Federalização dos Hospitais Universitários”. O evento aconteceu na sede da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr), em Curitiba, e reuniu mais de 30 docentes de 15 seções sindicais. A Adufs foi representada pelo diretor Geraldo Ferreira de Lima.

Segundo Geraldo Ferreira, os presentes destacaram os graves problemas relacionados à intervenção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na gestão dos Hospitais Universitários (HU) do país. Entre os exemplos estão a ausência da garantia do cumprimento das metas acordadas nos contratos realizados; demissões injustificadas de trabalhadores das fundações de apoio; descontentamento dos trabalhadores da Ebserh, o que culminou com uma greve nacional, em 2018, e contratação da Empresa em 31 Instituições Federais de Ensino Superior contra a vontade da comunidade universitária. Em função do atual contexto, os docentes reafirmaram a continuidade da luta contra a Empresa.

Após os debates, os presentes ressaltaram a necessidade de criação de um dossiê nacional sobre a ação da Empresa em Hospitais Universitários das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O objetivo é que este documento sirva como instrumento de denúncia.

O dossiê será exposto em eventos das instituições, campanhas locais, além de encaminhado ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público. Neste último, serão reivindicadas audiências públicas, argumentando as perdas em relação aos atendimentos em saúde; ao ensino, pesquisa e extensão praticados, bem como os riscos à saúde física e mental dos funcionários em saúde, que trabalham em condições precárias e insalubres.

O Encontro Nacional de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de junho deste.

GTSSA/ADUFS
A Adufs possui um GTSSA, que se reúne periodicamente para discutir e construir atividades relacionadas à pauta. Entre as ações estão a Oficina Inter-regional II da pesquisa sobre saúde e adoecimento docente, realizada em abril de 2016, e o I Encontro de Aposentados da Adufs, ano passado, ambos na Uefs.

O GTSSA da Adufs colaborou com a organização da Oficina Inter-regional na Uefs. Participaram seções sindicais da regional Nordeste III, Norte I e II e o GTSSA da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Adufpr). Ao final do encontro foram sistematizadas as propostas discutidas na primeira edição do evento, em 2015, e definidos o referencial teórico, a metodologia, os objetivos e o instrumento da pesquisa a serem adotados pelas seções sindicais. O GTSSA do Andes-SN distribuirá uma cartilha, com o passo a passo da pesquisa, bem como estimulará a aplicação do questionário e a implantação deste GT naquelas unidades onde ainda não existem. A proposta é que o Sindicato Nacional, a partir das experiências das seções sindicais, elabore um diagnóstico referencial para análise e elaboração de um plano de ação em defesa das condições de trabalho dos docentes.

Já durante o I Encontro de Aposentados da Adufs foram discutidas uma parte da história do processo de construção da Uefs e da consolidação do Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), bem como abordadas algumas reflexões sobre a aposentadoria. O encaminhamento foi a convocação dos aposentados para discutir o plano de ação da Secretaria de Aposentados da Adufs, criada em 2016. O GTSSSA irá reunir-se até o próximo mês com o objetivo de definir uma nova data para realização do II Encontro de Aposentados e, neste evento, “traçar as linhas mestras para a realização do plano de ação da recém-criada Secretaria”, disse Geraldo Ferreira de Lima. 

Leia Também