Petroleiras estrangeiras fazem a festa com o petróleo do Pré-Sal em leilão feito por Temer

12/06/2018

O governo corrupto de Michel Temer realizou o leilão da 4ª Rodada de Partilha das áreas do Pré-Sal. Foi entregue para petroleiras estrangeiras três das quatro áreas ofertadas por R$ 3,15 bilhões, valor irrisório diante das reservas estimadas nos blocos arrematados. A cerimônia ocorreu no dia 7 deste mês.

A Petrobrás, como era de se esperar, atuou de forma secundária e foi superada por petroleiras estrangeiras em duas áreas em que tinha manifestado interesse. Teve de exercer o chamado “direito de preferência” para integrar os consórcios vencedores. O bloco do pré-sal Uirapuru foi disputado por 4 consórcios, Três Marias por 2 e Dois Irmãos recebeu apenas uma oferta, sendo arrematado pelo preço mínimo fixado pelo leilão. A área de Itaimbezinho, localizada na Bacia de Campos, foi a única que não teve nenhum interessado.

Neste modelo, as empresas vencedoras são as que oferecem ao governo o maior percentual de óleo excedente da futura produção. Esse excedente é o volume de petróleo ou gás que resta após a descontar os custos da exploração e investimentos.

Protesto
Barrados no “feirão” do Pré-Sal, representantes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Sindipetro-RJ, SOS Emprego, entre outras entidades, realizaram um protesto em frente ao Hotel Grand Hyatt, Barra da Tijuca, cercados por mais de 50 integrantes do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

“Fizeram a entrega de mais uma parte do patrimônio nacional a preço de banana. O petróleo do pré-sal representa uma riqueza imensurável e poderia ser usada para garantir educação e saúde de qualidade, por exemplo, mas está sendo dilapidado pelo governo Temer, assim como também ocorreu no governo Dilma, que realizou a maior privatização da história com o leilão de Libra”, disse o dirigente do Sindipetro-RJ e da FNP, Eduardo Henrique.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também