Adufs marcará presença em Encontro Nacional de Seguridade Social

05/06/2018

“EBSERH, FUNPRESP e Federalização dos Hospitais Universitários” será o tema do Encontro Nacional de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN, a ser realizado da próxima sexta-feira (8) até domingo (10), em Curitiba (PR). A Adufs, que sempre procura participar das discussões realizadas no âmbito do ANDES-SN e da CSP-CONLUTAS, bem como colaborar com a construção da luta organizada em nível nacional, será representada pelo diretor Geraldo Ferreira de Lima.

Os presentes irão discutir a construção do dossiê EBESERH, a federalização dos hospitais universitários e a importância de garantir o caráter público da Previdência. Para Geraldo Ferreira de Lima, que também é membro do Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria da Adufs (GTSSA), os debates ocorridos durante o evento “serão norteadores para o enfrentamento de medidas que o movimento docente, em particular, e o sindical, como um todo, terão de tomar, não só visando a continuidade do enfrentamento à política de usurpação de direitos do governo agônico do impostor Temer, assim como dos que lhe sucederem, caso optem seguir sua agenda”.

GTSSA
Importantes debates sobre saúde docente têm sido feitos pelo GTSSA da Adufs. Em abril de 2016, o grupo organizou a Oficina Inter-regional II da pesquisa sobre saúde e adoecimento docente, que contou com as presenças de seções sindicais da regional Nordeste III, Norte I e II e o GTSSA da Associação dos professores da Universidade Federal do Paraná (ADUFPR). 

Ao final do encontro foram sistematizadas as propostas discutidas na primeira edição do evento, ano passado, e definidos o referencial teórico, a metodologia, os objetivos e o instrumento da pesquisa a serem adotados pelas seções sindicais. A proposta é que o ANDES-SN, a partir das experiências das seções sindicais, elabore um diagnóstico referencial para análise e construção de um plano de ação em defesa das condições de trabalho dos docentes.

Na Adufs, além do GTSSA funcionam o GT Carreira; Classe, Étnico-racial, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) e Política Educacional (GTPE). 

Leia Também