Greve dos caminhoneiros completa nove dias

29/05/2018

Ouvir a matéria:

A greve dos caminhoneiros entrou no nono dia nesta terça-feira (29), numa das maiores paralisações da categoria nos últimos anos. A mobilização atinge diversos pontos em todo o país e afeta a circulação de mercadorias e o abastecimento de combustível, impactando em vários setores, como empresas de ônibus públicos, aeroportos, funcionamento de indústrias de alimentos e automotiva, Correios, entre outros.

Em vários locais há protestos, com operação tartaruga, interdições totais ou parciais e queima de pneus. Filas com dezenas e até centenas de caminhões estacionados à beira de estradas mostram a forte adesão à paralisação.

A Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), entidade que organiza os caminhoneiros autônomos, estima que cerca de 300 mil trabalhadores aderiram à paralisação em todo o país, que atinge pelo menos 20 estados e o Distrito Federal.

O governo ensaiou promessas de redução de impostos sobre os combustíveis, mas, até agora, a categoria está avaliando as propostas como provocação, pois são vistas como insuficientes para reduzir o preço do diesel, o principal motivo da paralisação.

Para o integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, é preciso cercar de solidariedade a mobilização dos caminhoneiros, bem como fortalecer e ampliar essa luta, unificando com outras mobilizações em curso.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também