Coordenação Nacional discute lutas no país e necessidade de Greve Geral

29/05/2018

A discussão sobre a força das mobilizações que estão sendo realizadas por várias categorias, com destaque para a greve dos caminhoneiros, e a necessidade de se unificar as lutas e construir uma nova Greve Geral pelas reivindicações dos trabalhadores deram a tônica das falas dos presentes à reunião da Coordenação Nacional da CSP-CONLUTAS. O encontro aconteceu da última sexta-feira (25) até domingo (27), em São Paulo. A Adufs esteve representada pelo diretor Gean Santana e pela professora Gracinete Souza.

Durante as falas, os presentes repudiaram o governo Temer e o decreto que autoriza a intervenção militar e das forças federais de repressão com o intuito de acabar com a greve. Como tarefas foram aprovados o apoio total aos caminhoneiros, a convocação das categorias, tentativa de unificação das lutas e convocação das demais centrais sindicais à construção de um dia nacional de paralisação e da Greve Geral. Ainda houve um ato em solidariedade ao protesto da categoria. O protesto ocorreu na Avenida Paulista, no dia 25 de maio. A proposta da greve da CSP é lutar por uma pauta que enfrente os principais problemas dos trabalhadores brasileiros.

Professores da Uefs compareceram ao ato público

Também estiveram na pauta da reunião da Coordenação Nacional, as reformas Trabalhista e Previdenciária, mais a avaliação das conjunturas nacional e internacional. Para Gracinete Souza, “o encontro ocorreu em uma conjuntura bem complicada. A CSP decidiu apoiar a greve dos caminhoneiros, apesar de todas contradições existentes, além de adicionar à luta as pautas gerais da classe trabalhadora, convocando uma Greve Geral”.

Leia Também