Professores e estudantes da Uespi fazem manifestação no palácio do governo

29/05/2018

Os relatos de falta de valorização, de infraestrutura, de docentes e técnicos e de assistência estudantil na Universidade Estadual do Piauí predominaram durante manifestação realizada no dia 21 deste, no Palácio de Karnak, sede do Executivo do estado, na capital Teresina. Professores e alunos, da capital e interior do estado, se reuniram no local para realizar uma aula pública e cobrar do governo estadual uma resposta à situação crítica da universidade.

A professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp Seção Sindical do ANDES-SN), afirma que “estamos há cinco anos sem reajuste salarial, mais de cinco anos sem concurso público e há muito tempo a Uespi vem sofrendo um processo de sucateamento das suas estruturas. Agora, a falta de professores vem colocando diversos cursos em situação de ilegalidade, inclusive, muitos deles estão parados por falta de quadro”.

Ao final da aula pública, professores e estudantes se somaram aos moradores da Ocupação Alto do Vale, que também estavam em mobilização no Palácio de Karnak, lutando pelo direito à moradia.

Reivindicação dos estudantes
A principal queixa dos estudantes é com relação à falta de bolsas alimentação e à pouca quantidade de refeições servidas na Cozinha Comunitária da Uespi.

No interior, a situação é ainda mais grave. Em Oeiras, por exemplo, existem três cursos denegados (Pedagogia, Matemática e Letras) e um prestes a ser denegado (História). Além disso, no curso de Matemática e Pedagogia não há professor efetivo e em Letras e História há apenas dois professores efetivos.

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também