Assembleia desta terça (29) é suspensa

29/05/2018

Em virtude da suspensão das aulas dos cursos de graduação e pós-graduação da Uefs, conforme comunicado emitido pela Administração Central da universidade, a assembleia de professores, que estava marcada para esta terça-feira (29), às 16h30, não será realizada. A diretoria da Adufs anunciará uma nova data, assim que as atividades acadêmicas forem normalizadas.

As aulas foram suspensas segunda-feira (28), por conta dos reflexos da greve nacional dos caminhoneiros na mobilidade urbana e intermunicipal. Estes trabalhadores estão paralisados há nove dias e o principal propósito da mobilização é a redução do preço do óleo diesel (combustível de veículos pesados).

Greve dos caminhoneiros
Em reuniões, o governo Michel Temer propôs acordo aos representantes dos caminhoneiros, que não se comprometeram a encerrar de imediato as mobilizações, mas a levar as propostas à categoria para que esta decidisse os rumos do movimento. O precipitado anúncio do governo de que um acordo teria sido firmado entre ambas as partes, no dia 24 deste mês, foi frustrado diante dos trabalhadores insatisfeitos e uma greve ainda resistente.

Em função do contexto, na última sexta (25), o governo Temer cobrou da Polícia Federal (PF) agilidade nas investigações e prisão dos líderes que resistissem ao fim do movimento. A partir de então, os veículos de comunicação do país intensificaram o discurso governista de que a paralisação dos caminhoneiros tem trazido grandes prejuízos à sociedade.

Na contramão do discurso hegemônico do governo, algumas centrais sindicais e sindicatos afirmam o apoio à greve dos caminhoneiros e repudiam o governo Temer e o decreto que autoriza a intervenção militar e a convocação de forças federais de repressão para acabar a greve.

Para a CSP-CONLUTAS, “essa medida é um forte ataque aos trabalhadores, e pode ser usada contra todas as categorias se não houver uma resposta e um amplo movimento de repúdio”. Nessa perspectiva, a CSP convoca as demais centrais sindicais a aumentarem as manifestações em apoio aos caminhoneiros, contra a intervenção do Exército e a realizar uma Greve Geral, para lutar por uma pauta que enfrente os principais problemas dos trabalhadores brasileiros. Uma nota publicada no dia 25 deste mês endossa a mobilização dos grevistas. 

Também de acordo com a CSP-CONLUTAS, o ANDES-SN, em nota divulgada na mesma data (25), reforça que é necessário aumentar as manifestações em apoio aos caminhoneiros, fortalecer a mobilização contra as políticas do governo e unificar as lutas em curso no país. 

Leia Também