Terceirizados do setor da limpeza retornam aos postos de trabalho

23/05/2018

Já eram quase 22h de terça-feira (22), quando encerrou a reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Particular e Terceirizada de Feira de Santana e Região (Sintralp) e membros da administração central da Uefs. Após um longo encontro, os gestores comunicaram que a empresa emitiu a Notificação de Ordem Bancária (NOB) assegurando o pagamento do vale-transporte do mês de maio aos funcionários. Na noite de segunda (21), a emissão de outra NOB confirmou que havia sido pago o vale-alimentação de maio, mais o vale-transporte e salário de abril. O depósito na conta bancária dos trabalhadores deve ocorrer até a próxima sexta-feira (25).

Segundo Rosalvo Ferreira de Cerqueira, presidente do Sintralp, os funcionários foram informados do resultado do encontro com a administração no início da manhã desta quarta-feira (23), através de assembleia. Em seguida, retornaram imediatamente aos postos de trabalho.

Os terceirizados do setor da limpeza estavam com as atividades suspensas desde a última segunda (14). A partir deste dia (14), permaneceram mobilizados em frente ao prédio da reitoria. Nos dias 20 e 21 deste mês, os funcionários fizeram um protesto no pórtico da Uefs, impedindo a entrada de veículos e pedestres com o uso de correntes e outros materiais. O acesso dos transeuntes só foi liberado a partir da manhã de terça (21).

Solidária ao movimento, a diretoria da Adufs disponibilizou a estrutura do sindicato para os manifestantes e apoiou a luta por condições de trabalho. Também lançou, na terça-feira (22), uma nota em apoio aos funcionários, denunciou toda a situação desrespeitosa vivida por estes, distribuiu alimentos e, ano passado, quando a categoria novamente cruzou os braços por atraso no pagamento dos salários, doou 123 cestas básicas.

Outra empresa
Conforme documento divulgado pela administração central da Ues, uma nova empresa está sendo contratada para substituir a Bella Agenciamento de Mão de Obra Eireli, atual prestadora do serviço. A previsão é que o contrato entre ambas as partes, estabelecido via licitação emergencial, seja firmado a partir de junho.

O contrato é válido por 90 dias, prorrogável por igual período. “Paralelamente, um processo licitatório definitivo está em andamento, a fim de termos um contrato futuro que poderá ter vigência de 12 meses, podendo ser aditado por iguais períodos até completar 60 meses”, diz a nota. 

O salário referente ao mês de maio dos trabalhadores, que vence até o quinto dia útil de junho, será pago juntamente com a rescisão contratual. Vales-transporte e alimentação também estão incluídos.  

Leia Também