Seminário debate ações afirmativas e construção de um sistema educacional mais inclusivo

14/05/2018

Nesta terça (15) e na próxima quarta-feira (16), no Anfiteatro do Módulo II, será realizado o Seminário 10 anos de Ações Afirmativas na Uefs. Ano passado, a instituição completou uma década de implantação do sistema de reserva de vagas. O diretor da Adufs, Gean Santana, será o mediador da mesa redonda 1, que leva o tema do evento. 

A proposta do seminário é avaliar os dez anos das políticas afirmativas, discutir perspectivas futuras e um sistema de acesso que seja cada vez mais inclusivo, além de contribuir para o debate sobre a resolução que substituirá a Resolução do Conselho Universitário (CONSU) 034/2006.

A resolução 034/2006 estabelece reserva de vagas para cursos de graduação na Uefs, para grupos historicamente excluídos, realizada através de processo seletivo de acesso ao ensino superior. Segundo a vice-reitora e presidente da Comissão de Ações Afirmativas na Uefs (CAA), Norma Lúcia Fernandes, atualmente são contemplados, através desta resolução, os indígenas, negros e estudantes de escolas públicas.

“O seminário será importante para que os participantes discutam se o grupo contemplado pelo documento é o suficiente, ou é necessário ampliar as ações afirmativas na universidade. Durante o evento, também estarão presentes representantes da educação inclusiva e transgêneros. Esse processo subsidiará a proposta que a CAA enviará ao CONSU e que deverá substituir a resolução 034/2006. A expectativa é que, até o final do ano, uma nova resolução seja aprovada”, informou a vice-reitora.

O seminário é promovido pela Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis e pela Comissão de Ações Afirmativas.

Programação:

15/05 - Terça-feira

8h15 - Abertura

8h30 - Exibição de Vídeo sobre as Ações Afirmativas na Uefs

9h - Mesa Redonda 1 - “Dez Anos de Ações Afirmativas na UEFS”

13h30 - Mesa Redonda 2 - “As Comissões de Verificação como uma Alternativa de Combate às Fraudes”

16/05 – Quarta-feira

8h30 - Mesa 3 - Percursos e Narrativas das Ações Afirmativas na Uefs

14h - Mesa Redonda 4 - Perspectivas Futuras das Ações Afirmativas: pela inclusão, justiça social e respeito à diversidade.

Leia Também