Utilização dos agrotóxicos centraliza debate em reunião do GTPAUA

07/05/2018

O Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) do ANDES-SN promoveu palestras sobre os temas “Recursos Hídricos”, com o professor Luis Fernando Scheibe, lotado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e “Agrotóxicos”, coordenada por Murilo Mendonça de Souza, docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A atividade aconteceu no dia 27 de abril, pela manhã e à tarde, na sede do Sindicato Nacional, em Brasília. A Adufs foi representada pelo diretor Gean Santana e pelo professor Rosevaldo Ferreira.

Nos dias seguintes, 28 e 29 de abril, teve início a reunião do GTPAUA. A utilização dos agrotóxicos e os efeitos destes à saúde humana foram o centro do debate. Apesar de o ANDES-SN já ter aprovado, em congressos já realizados, resoluções que apontam para o enfrentamento da utilização dos agrotóxicos, inclusive em articulação com os movimentos sociais, muito pouco foi posto em prática.

“Os empresários do setor, em conjunto com o agronegócio, têm feito gestão para ampliar a utilização de substâncias tóxicas proibidas em diversos outros países. No Brasil, alcançamos, em 2010, a liderança do consumo per capita desses tipos de veneno, perdendo apenas para os Estados Unidos. Por isso, torna-se urgente avançarmos na luta contra essa monocultura moderna caracterizada por empregar alta tecnologia e pouca mão de obra, com produção voltada, principalmente, para o mercado externo e com a finalidade de lucro” avaliou o diretor Gean Santana.

Política Urbana
O professor Rosevaldo Ferreira convocou os presentes à reunião do GTPAUA a inserirem no debate sobre mobilidade urbana a luta pela garantia de um sistema de transporte verdadeiramente público, gratuito e de qualidade, acessível a toda a população, sem exclusão social. A proposta, chamada de 'tarifa zero", foi defendida, inicialmente, nas manifestações de junho de 2013. O docente da Uefs propôs a criação de um fundo para financiamento dos custos operacionais dos transportes.

A diretoria da Adufs irá apreciar a proposta do "tarifa zero" com o intuito de discutir o tema no Conad e em Congressos do ANDES-SN.  

Leia Também