Urnas das eleições para a diretoria do ANDES-SN estarão disponíveis a partir das 8h da próxima quarta (9)

07/05/2018

Na próxima quarta (9) e quinta-feira (10), professores das instituições de ensino superior do país participarão da eleição para a diretoria do ANDES-SN, biênio 2018/2020. A votação é direta e secreta. Na Uefs, a Comissão Eleitoral Local (CEL) disponibilizará as urnas das 8h às 19h.

A diretoria da Adufs informará os locais da instalação das urnas, na Uefs, assim que definidos pela CEL. Para votar, o docente deve apresentar um documento original com foto. Conforme o artigo 2º do Regimento Eleitoral, são eleitores todos os sindicalizados ao ANDES-SN que se sindicalizaram até 8 de fevereiro de 2018 e estavam em dia com as contribuições até 8 de março deste ano.

A CEL irá apurar os votos do(a)s docentes da Uefs às 8h do dia 11 de maio, na sala da Adufs. O resultado da eleição na seção sindical do ANDES-SN será enviado à Comissão Eleitoral Central (CEC), em Brasília, que divulgará o resultado oficial no dia 16 deste mês. A posse da nova diretoria será na abertura do 63º Congresso Nacional do ANDES (Conad), a ser realizado em junho de 2018, em Fortaleza (CE).

Pricila Oliveira, representante da diretoria da Adufs na CEL e titular da Comissão, reforça o chamamento para que os docentes filiados participem das eleições, exercendo o direito ao voto, sejam eles aposentados ou em atividade, e fortaleçam a luta do sindicato nacional.

Para Elson Moura, membro da CEL da Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta, “independentemente de quem esteja à frente do ANDES-SN, a disputa entre os grupos que concorrem ao pleito deve ocorrer no campo das ideias. Vivemos um período de retrocessos e de ataques aos trabalhadores e aos sindicatos. Nesse momento, fortalecer essas entidades e votar são expressões desse processo de luta, além de demonstrar a disposição e a força da categoria. O não comparecimento dos professores aos locais de votação dará espaço para que os governos ganhem força. O professor deve votar e dar o tom político da luta do Sindicato Nacional para o próximo biênio”.

Gerinaldo Costa, membro da Comissão Eleitoral Local da Chapa 2 – Renova ANDES, destaca que é necessário a categoria acompanhar a proposta de trabalho de cada grupo e comparecer às urnas nos dias da votação. “Estamos numa conjuntura que exige de cada um, principalmente dos trabalhadores e das trabalhadoras brasileiros, o engajamento com os movimentos sociais e o apoio às entidades a fim de tentar mudar tal realidade. Os profissionais que têm um sindicato possuem uma grande ferramenta”, declarou o professor.

Concorrem ao pleito a Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta, na qual o candidato a presidente é Antônio Gonçalves Filho, lotado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e A Chapa 2 – Renova ANDES, que tem como candidata ao cargo de presidente a professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Celi Taffarel.

Leia Também