Pesquisa de opinião ouvirá professores da Uefs

02/05/2018

Com o objetivo de conhecer de forma ampla a opinião da categoria sobre o sindicato e ter outros elementos para propor, planejar e implementar ações para o Movimento Docente (MD), a diretoria da Adufs ouvirá os professores por meio de pesquisa de opinião. Integrantes da Empresa Júnior de Administração da Universidade Estadual de Feira de Santana (ADM.Jr-Uefs), contratada pelos diretores para a realização do projeto, entrarão em contato com alguns docentes para aplicar o questionário.

Conforme a metodologia da pesquisa, será aplicado um questionário com perguntas objetivas e discursivas referentes à posição do professor sobre as ações e as produções do sindicato e o envolvimento do docente com as atividades organizadas pela Adufs. Também há um espaço para sugestões à diretoria da Associação.

Os consultores da ADM.Jr entrevistarão 282 docentes, do universo de 1.034 professores, entre os ativos e os aposentados, sindicalizados e não sindicalizados, de cada um dos nove departamentos existentes na Uefs. Para a entrevista, os servidores serão contatados através de telefonema ou, caso estes prefiram, também poderão ser marcados dia e horário para a realização da mesma no campus.

O método adotado é a amostragem probabilística estratificada. O número de 282 docentes foi encontrado com base em um cálculo amostral que considerou três variáveis, sendo a primeira o quantitativo total de professores; a segunda, o nível de confiança da pesquisa (que, diante do conjunto total da população, indica o quanto o resultado da pesquisa representa) e, a terceira, o erro amostral (que, considerando a população total, indica o quanto a resposta da amostra varia). A composição da amostra e a seleção dos professores foi feita pela ADM.JR-Uefs. A seleção dos docentes ocorreu via sorteio.

A diretoria da Adufs considera importante que a categoria possa conversar com os consultares da empresa e participar da pesquisa de opinião. “A força do sindicato está na base. É importante que ela colabore com a pesquisa e, também, com a construção do movimento docente”, disse a diretora Pricila Oliveira.

Leia Também