Utilização de agrotóxicos será debatida em reunião do GT Política Agrária, Urbana e Ambiental

25/04/2018

Como consequência dos intensos debates sobre os riscos da utilização dos agrotóxicos para vida da população mundial e para o meio ambiente, o Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) do ANDES-SN discutirá, em reunião, o tema. Recursos hídricos também será pauta do debate. O encontro acontecerá da próxima sexta-feira (27) até domingo (29), na sede do Sindicato Nacional, em Brasília. A Adufs será representada pelo diretor Gean Santana e pelo professor Rosevaldo Ferreira.

Após os debates e a reunião do GTPAUA, haverá o encaminhamento de algumas ações propostas no 37º Congresso do ANDES-SN, ocorrido entre 22 e 27 de janeiro deste ano, em Salvador.

Para o diretor da Adufs, Gean Santana, “é urgente que a sociedade se dê conta dos prejuízos relacionados aos agrotóxicos. Em primeiro lugar, é necessário perceber a extensão e a intensidade do uso dos agrotóxicos, o que significa dizer que os resíduos da utilização destes estão em quase todos alimentos que consumimos, inclusive, na água que sai das nossas torneiras; em segundo lugar, perceber os efeitos a curto, médio e longo prazos à saúde; e, em terceiro, verificar que existe alternativa para a produção de alimentos e outros produtos agrícolas para além dessa forma que tem consequências nefastas para a saúde humana e o meio ambiente”.  

Leia Também