Chapas que concorrem à direção do Sindicato Nacional visitam a Uefs

02/04/2018

As duas chapas inscritas no processo eleitoral que definirá a diretoria do ANDES-SN para o biênio 2018/2020 estão visitando as instituições de ensino superior do país para apresentação do grupo e do programa de trabalho. A Chapa 2 – Renova ANDES esteve na Uefs no dia 28 de março, durante todo o dia. Já a Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta virá ao campus na próxima quarta-feira (4).

Celi Taffarel, professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e candidata ao cargo de presidente da Chapa 2 – Renova ANDES, informa que o grupo se diferencia porque “nós queremos renovar o nosso sindicato nacional e estar próximos de todos os professores e das suas reivindicações. Nós queremos construir a unidade porque temos uma conjuntura extremamente complexa. Precisamos estar sintonizados com todos os organismos de luta da classe trabalhadora, movimentos sociais, instituições científicas e acadêmicas, para fazermos o enfrentamento ao golpe iniciado em 2016 no Brasil e termos a democracia restabelecida”.

Entre as propostas apresentadas e defendidas da Chapa 2 – Renova ANDES, Celi Taffarel ressalta o fortalecimento das iniciativas em defesa da educação e do ensino superior, como a Conferência Nacional Popular de Educação (Conap); ações contra as reformas de Temer, a exemplo da Reforma da Previdência; integrar a luta em curso pela revogação da reforma trabalhista, da Lei da Terceirização e da Emenda Constitucional 95, que institui o novo regime Fiscal; e defender a autonomia universitária, a atividade docente, científica e acadêmica.

As eleições ocorrerão, por votação direta e secreta em todo o Brasil, nos dias 9 e 10 de maio deste ano. Os locais das urnas na Uefs serão designados pela Comissão Eleitoral Local (CEL), que irá apurar os votos no dia 11 do mesmo mês. A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgará o resultado oficial da eleição no dia 16. A posse da nova diretoria será no 63º Conad, a ser realizado em junho de 2018, em Fortaleza.

Chapa 2 – Renova ANDES esteve na Uefs 

Chapa 1
Na tarde da próxima quarta-feira (4), na Uefs, a Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta fará uma roda de conversa e apresentação do grupo. À noite está prevista uma panfletagem. Ainda não foi definido o horário e local das atividades.

Veja a nominata das chapas. 

Leia Também