CSP-CONLUTAS defende condições para a permanência dos venezuelanos no Brasil

26/03/2018

O número de venezuelanos que foge da crise no país fronteiriço e chega ao Brasil aumenta a cada dia. Em fevereiro deste ano, segundo informação do governo de Roraima, havia pelos menos 40 mil pessoas vindas da Venezuela. Esse número não para de crescer.

Os venezuelanos fogem da fome. Não há alimentos no país, nem nas prateleiras dos mercados. A inflação atinge o índice de 700% e os serviços públicos estão em colapso. Há pessoas que vêm buscar atendimento médico no Brasil porque não conseguem fazer uma cirurgia ou mesmo realizar um parto na Venezuela.

Refugiam-se no Brasil, mas aqui também encontram-se em situação calamitosa. O governo Temer não garante infraestrutura necessária para recebê-los, assim como o governo estadual de Roraima, por onde entra a maior parte dos imigrantes, e nem a Prefeitura de Boa Vista, onde está a maior parte deles.

Além da falta de condições para que permaneçam no Brasil, muitos dos venezuelanos que estão chegando sofrem forte xenofobia por parte da população local. A CSP-Conlutas de Roraima tem procurado realizar um trabalho junto a esses imigrantes, mas é necessário um apoio maior. A reunião nacional da Coordenação da CSP-Conlutas, realizada de 9 a 11 de março, em São Paulo, aprovou uma resolução para organizar desde já uma campanha em solidariedade aos refugiados venezuelanos.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também